terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS
Nos últimos anos a tecnologia tem sido freqüente no Sistema educacional e as escolas têm enfrentado uma revolução das chamadas ondas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem, e não podemos negar que o computador, utilizado corretamente de forma planejada e organizada torna-se o ensino mais eficiente e atrativo.
Infelizmente ainda se observa professores que resistem a integração destas mídias na sala de aula em razão do desconhecimento e utilização deste recurso. Mas é necessário a quebra destes paradigmas principalmente para aqueles que se inspiram numa escola do século 18, predominantemente com uma visão “cética” e “instrucional” que na visão de José Armando Valente “A criança vive em um mundo que se prepara para o século 21 e freqüenta uma escola do século 18”.
O computador é uma ferramenta que, cada vez mais vem assumindo diversas funções e isto possibilita desenvolver diferentes formas de atuar e interagir porque possibilita o aluno ser instrutor do seu próprio conhecimento, e infelizmente o que tem prevalecido em várias escolas é a utilização do computador apenas como máquina de ensinar, estabelecendo a visão instrucionista.
Através da internet a possibilidade de busca do conhecimento se se expandiu e os espaços de aprendizagem têm sido cada vez mais diversificados. E para quebrar este paradigma é necessário partir da educação “Construcionista” para facilitar a forma com que o aluno possa descrever, refletir, depurar idéias, e isto implica em mudar a forma de em vez de “dar aulas” para “fazer com que o aluno aprenda” como afirma Pedro Demo.
Lethycia Suartte.

2 comentários:

  1. Boa tarde,
    Gosto quando você chama a atenção para o uso adequado do computador, pois existem reclamações devido as propriedade de rendimento, mas quando analisamos chegamos a ver que a questão está na dificuldade do uso desta ferramenta. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Lethycia Boa Noite,

    Você faz um importante destaque para a utilização adequada do uso da tecnologia na sala de aula. Isso é uma grande verdade, se esta for utilizada sem a devida orientação, poderá não trazer os grandes benefícios que esperamos, a minha sugestão para um bom trabalho com o uso das tecnologias na Unidade Escolar, é que a equipe gestora da escola tenha clareza da sua intencionalidade pedagógica, para saber intervir no processo de aprendizagem do aluno, garantindo que os conceitos pesquisados na internet, por exemplo, sejam compreendidos, sistematizados e formalizados pelo aluno, favorecendo uma aprendizagem significativa.

    Abraços!!

    Sádia Soares

    ResponderExcluir