segunda-feira, 7 de março de 2011

CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO
Na educação, vejo o Currículo como um conjunto de conhecimentos e práticas a serem realizados em uma instituição de ensino. Os Parâmetros Curriculares afirmam que “o currículo escolar promove uma definição das disciplinas e distribuição dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos”.
È o currículo que determina a estrutura curricular. Ele lida com os diferentes aspectos da cultura bem como oportuniza a seleção de conteúdos e procedimentos que vise um processo político e emancipatorio.
Pode-se afirmar que as tecnologias têm contribuído para o desenvolvimento do Currículo porque potencializa a transformação em sala de aula, quebrando a linearidade com que os conteúdos são ensinados e mostrando que os conhecimentos presentes nos componentes curriculares podem ser apreendidos em vários espaços de aprendizagens.
A integração das tecnologias no currículo acontece quando o professor inicialmente procura inserir em seu planejamento ações incluindo os recursos tecnológicos para dinamizar suas aulas.O desenvolvimento de Projetos no âmbito da escola requer atualização constante no currículo bem como a inserção das tecnologias neste processo em razão de servirem de base para inovar a pratica pedagógica e da exigência do tema no mundo atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário